Que tal descobrir um pouco mais sobre o tratamento de dependência química? Venha conferir com a gente! Fale agora com nossa Equipe.
Segundo a OMS, a dependência química é uma doença crônica que se cura, que pode se manifestar como o abuso de substâncias lícitas, como o álcool, até as substâncias ilícitas, como a maconha, cocaína, crack, etc. Por mais que não tenha cura, o tratamento de dependência química é uma ferramenta necessária para que o paciente possa ter uma vida plena e funcional, e aprenda como lidar com seu vício.
Seja qual for o caso ou a substância envolvida, a parte mais importante e urgente, é primeiramente buscar o conhecimento que possa te guiar a encontrar as melhores alternativas para se recuperar ou ajudar um amigo ou familiar.
Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa sobre Tratamento dependência química e como ela acontece, assim, ao final você também saberá como proceder em situações delicadas que envolvam a dependência química. Confira com a gente.
Tratamento para dependência química: Quando procurar ajuda?
Muitas pessoas ainda têm um enorme preconceito com as clínicas de reabilitação, e até mesmo não se reconhecem como viciadas. O momento de procurar ajuda é muito importante, pois quanto mais cedo houver a intervenção, melhor para o paciente e para todos os envolvidos nesse momento tão delicado.
Mas antes de procurar um tratamento de dependência química, quais são os sinais de alerta para entender que esse é um problema que necessita de intervenções? Alguns dos sintomas listados pela OMS são:
*Desejo incontrolável
O viciado em substâncias químicas sente uma vontade fora de controle de utilizar substâncias químicas. Ao ponto até mesmo de saber que está colocando a sua vida em risco, mas não conseguir fazer nada quanto a isso.
*Perda de controle
Quando um viciado tem acesso a substância, ele não consegue ter um controle lógico sobre qual o momento ideal para interromper o uso. Por isso mesmo as overdoses são um fator de risco alto para esse grupo.
*Tolerância
Vamos supor que o vício dessa pessoa seja a cocaína. Cada vez mais será necessária uma dose maior, para que ela tenha os mesmos efeitos, já que o corpo já criou uma resistência fisiológica à substância.
*Problemas na vida pessoal
O usuário de substâncias químicas, quando atinge certo patamar, começará a ter problemas em sua vida pessoal, desde relacionamentos até estudos e trabalho, que serão prejudicados pelo vício.
Quais são as etapas do Tratamento para dependência química?
Agora que você já entende um pouco mais sobre quando procurar ajuda para um tratamento de dependência química, é importante também entender como funcionam as etapas de tratamento.
A primeira etapa, em uma internação voluntária ou involuntária, é a desintoxicação, que é um dos momentos mais delicados, mas também mais importantes.
Uma vez desintoxicado e sem sintomas de abstinência, o dependente terá todo o apoio psicológico e médico para que dê início a terapias e possíveis medicações que podem ajudar no processo.
Após os tratamentos surtirem efeitos positivos, se dá início a reabilitação social dessa pessoa, para que ela possa voltar para o ‘’mundo real’’ preparada para lidar com as situações em que precisará encarar o seu vício de frente, e se manter firme em sua caminhada pela recuperação plena.
O melhor tratamento está na clínica Grupo Gilardi
Se você se reconheceu nos sintomas listados, ou reconheceu um amigo e familiar, é importante procurar um Tratamento dependência química o mais rápido possível, e seja qual for o caso, a Clínica de reabilitação do Grupo Gilardi é uma das mais respeitadas, com tratamentos personalizados e humanizados, para que essa experiência seja o mais leve possível para todos os envolvidos.
Fale com nossa equipe de plantão
Fonte Oficial – Site: https://grupogilardi.com.br/blog/